Com que Idade pode o meu filho começar a estudar música ?

A idade aconselhada para começar um instrumento depende de diversos factores, tais como a capacidade de concentração, o interesse, a idade musical, o dominio da língua escrita, que pode não corresponder à idade efectiva e varia de criança para criança.

Na Escola de Música da Malveira aceitamos crianças a partir dos 3 anos, na disciplina de Iniciação Musical. As aulas de instrumento aconselham-se apartir dos 6 anos

Porque é que o meu filho deve começar a aprender música desde cedo?

O contacto com a música desde cedo, ajuda a criança a desenvolver capacidades de concentração auditiva, assim como de comunicação e aumenta a confiança e a criatividade.

Como é que sei que instrumento o meu filho deve escolher ?

Escolher um instrumento para estudar é uma decisão importante. Fale com o seu filho acerca dos vários instrumentos e qual a sua vocação antes de o inscrever num deles.

Na Escola de Música da Malveira, temos um corpo docente qualificado, que poderá ajudá-lo no conhecimento dos instrumentos, de forma a tomarem a decisão mais acertada.

Como posso fazer a minha inscrição ?

Para efectuar a sua inscrição na Escola de Música da Malveira, deverá contactar o responsável da Escola (por mail, telefone ou dirigindo-se às nossas instalações), para combinar o horário e o instrumento pretendido. Deverá também preencher a nossa ficha de inscrição e entregar na escola.

Quanto tempo demora a aprender um instrumento ?

Depende sempre do empenho do aluno ao longo do tempo. Se o aluno dedicar algum tempo em casa, pode adquirir um nível básico de desempenho em apenas alguns meses. De qualquer forma, o tempo irá sempre variar em função do instrumento, da idade do aluno e do seu empenho, tanto na escola de música como em casa.

Sou adulto e gostava de ter aulas de música pela primeira vez. A vossa escola é só para crianças ?

Não. A Escola de Música da Malveira contempla no seu programa de estudos a aprendizagem dos alunos adultos.

Temos alunos adultos que nunca tinham estudado um instrumento ou que tinham tido apenas algumas aulas quando eram mais novos.

Cada aluno tem o seu método evolutivo próprio e o professor determinará o plano adequado à sua evolução.

Já tenho conhecimentos musicais, posso continuar os meus estudos na vossa escola?

Sim. O método de ensino da Escola de Música da Malveira permite que o aluno apesar de já ter conhecimentos musicais prossiga os seus estudos na nossa escola. O professor avaliará os conhecimentos musicais do aluno e elaborará um plano pedagógico, para que o aluno se adeque ao nosso método de ensino.

Posso ingressar na escola de música no meio do ano letivo?

Os alunos poderão iniciar os cursos da Escola de Música da Malveira em qualquer altura do ano. Os programas curriculares assim como o nosso método de ensino, estão preparados para receber alunos nestas condições. O professor da disciplina, encarregar-se-á de avaliar os conhecimentos musicais do aluno e elaborará um plano pedagógico para o aluno.

Não tenho conhecimentos musicais. Posso me inscrever ?

Não é necessário ter conhecimentos musicais para frequentar os cursos da Escola de Música da Malveira. Os nossos programas curriculares estão vocacionados para todos os alunos.

Não tenho Instrumento mas gostaria de frequentar um dos vossos cursos. Posso ?

Para frequentarem os cursos da Escola de Música da Malveira, os alunos não necessitam de possuir instrumento. A Escola possui todo o material, que disponibiliza aos alunos para a sua aprendizagem. No entanto, relembramos que a treino prático em casa, é muito importante para o progresso do aluno.

O que acontece se o meu filho começar a ter aulas e depois mudar de ideias?

É normal por vezes os alunos ficarem frustrados porque pensavam que aprender um instrumento seria mais fácil. Nesta fase, o apoio dos pais é essencial. Os professores poderão dar conselhos ou alterar o sistema das aulas para ajudar o seu filho a ganhar mais confiança.

Se o meu filho estiver intereressado em ter aulas, mas não for dotado ou não quiser ser músico profissional?

Não precisa de ser sobredotado ou profissional para aprender um instrumento. Os cursos da Escola de Música da Malveira são baseados em objectivos e capacidades individuais de cada aluno.
Pretendemos sobretudo desenvolver nos alunos capacidades musicais e gosto pela música.

Que estilo de música vai o meu filho aprender ?

Os professores da Escola de Música da Malveira têm um repertório vasto em várias áreas, estando preparados para lhe ensinar vários estilos de música. Pretendemos que o aluno adquira conhecimento em vários géneros musicais. O professor traçará para um plano de estudos e poderá estabelecer um repertório para o aluno.

Na Escola de Música da Malveira existem audições e concertos? Somos obrigados a participar?

A Escola de Música da Malveira realiza duas ou mais audições ao longo do ano lectivo. Estas servem como motivação para os alunos e também oportunidade de mostrarem os seus progressos ao longo do ano. Estas audições são abertas aos encarregados de educação, e familiares, bem como ao público em geral.

Os alunos não são obrigados a participar nas audições.